O SINTRAL Bahia participou do 5° Congresso Estadual da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Bahia, realizado entre os dias 29 e 30 de abril, em Salvador. Com o tema “Resistir para existir – Democracia, emprego e vida!”, delegadas e delegados elegeram os dirigentes que farão parte da Executiva e do Conselho Fiscal da entidade. Marcelo Carvalho foi reeleito presidente da entidade.
Reconhecido pelo trabalho que tem feito em prol da categoria, o presidente do SINTRAL, Mauricio Roxo, assume cargo como membro da diretoria da UGT Bahia. A diretoria do sindicato também esteve presente no congresso, que contou com a participação de representantes das mais diversas categorias trabalhistas, com debates sobre conjuntura nacional, as perspectivas do pós-pandemia e diversos assuntos de interesse dos trabalhadores baianos.
“Essa união das várias categorias da classe trabalhadora da Bahia para discutir temas em comum mostra a nossa força. A UGT está de parabéns pelo evento. Saímos daqui com muitas ideias para atuar na base e fortalecer a luta pelos trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza”, explicou Maurício Roxo.
Na ocasião, também foram definidas as estratégias e ações da entidade, que teve a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah. Em seu discurso como presidente reeleito da UGT Bahia, Marcelo Carvalho afirmou que o congresso aconteceu em um momento decisivo para o trabalhador baiano, cuja conjuntura é delicada para a classe operária e toda a sociedade. “O período recente tem sido de intensos ataques aos direitos trabalhistas e de extremo descaso por parte do governo Bolsonaro, fazendo com que os trabalhadores tenham que lutar não apenas pelos seus direitos e mais postos de trabalho, mas também pela vida e pela democracia”, disse Carvalho.



Visita ao SINTRAL
Uma comitiva da UGT Brasil, representada por Ricardo Patah, e da UGT Bahia, com Marcelo Carvalho e Magno Lavigne, fez uma visita à sede do SINTRAL Bahia. A comitiva elogiou o trabalho sindical feito pela nova gestão, que está conseguindo conquistas importantes para a categoria da Limpeza.
“Nos sentimos muito honrados pela visita e pelo reconhecimento. Esse prestígio mostra que estamos no caminho certo, na luta pelos trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza de Salvador. Já tivemos muitas conquistas, mas temos um longo caminho pela frente”, finalizou Maurício.

